Painel de Segurança

Painel de Segurança

O Sistema para Gestão de Consultórios e Clínicas Médicas, Dr. Análise, disponibiliza um Painel de Segurança que provê a funcionalidade de atribuição de permissões para os usuários. Isto permite determinar quais usuários devem ter acesso à quais programas. Para facilitar a compreensão, segue uma lista de termos com a explicação das terminologias utilizadas:

Grupos de Segurança

Grupo de segurança é um termo utilizado para estabelecer a associação de vários usuários que possuem em comuns as mesmas permissões de acessos a determinados programas. No cadastro de grupos de segurança já vem pré-definidos seis grupos padrões: Administração do Sistema, Recepção Médica, Atendimento Médico, Administrador Médico, Administrador Financeiro e Administrador Estoque. Caso haja necessidade de novos grupos, é possível fazer a inclusão dos mesmos. Para criar um grupo de acesso acesse o menu “Configurações”, na opção de “Grupos”.

Painel de Segurança

Menu é o título utilizado para organização dos diversos programas por áreas em comum. Por exemplo: Cadastros, Processos, Financeiro, Estoque, Aplicativos, Gráficos, Relatórios, Configurações, Segurança, Ajuda, entre outros. Para visualizar quais são os menus disponíveis, acesse o menu Configurações>Painel de Segurança. Conforme imagem abaixo, há diversos menus, os quais podem ser adicionados ou removidos de determinado grupo:

Painel de Segurança

Programas

É a aplicação do software que contém determinadas funções específicas, está abaixo dos menus quando buscado. Por exemplo: Cadastro de usuários, Agenda, Contas a Receber, Inventário do Estoque, Agenda Telefônica, Relatório de Pacientes, Painel de Segurança, entre outros.
OBS.: Não é possível criar um programa, eles são desenvolvidos e disponibilizados pela equipe GEINFO.

Usuários

É o nome atribuído a pessoa que irá utilizar o software, a qual utiliza de um “login” para ter acesso ao sistema. Para atribuir permissões a um novo funcionário, é necessário cadastrá-lo primeiramente, no menu Cadastros > Usuários, nesse momento da inclusão de um novo usuário o Grupo a qual o funcionário pertence também será atribuído.
Para visualizar como cadastrar um usuário, clique aqui.

Atribuição de Permissões

Se você deseja incluir ou restringir o acesso de um usuário a um programa, deverá configurar as permissões do grupo do respectivo usuário. Para descobrir o grupo que o usuário está cadastro, acesse o menu Cadastros > Usuários. Assim, basta selecionar o usuário desejado, e clicar sobre o botão de “Relacionar Grupos”.

Painel de Segurança

O Painel de Segurança

O Painel de Segurança é o programa utilizado para incluir ou remover permissões de acesso à programas atribuídos a um determinado grupo de segurança. Para acessar o Painel de Segurança, basta clicar sobre o Menu Configurações > Painel de Segurança. Para compreender como funciona o relacionamento de permissões, vejamos na imagem a baixo, a relação entre Grupos, Menus e Programas:

Painel de Segurança

Note que um Programa pertence a um Menu, o qual está relacionado a um Grupo de Segurança.

Relacionando os Menus aos Grupos de Usuário

A liberação de menus para determinado grupo de usuários, é necessária quando o programa que se deseja liberar, faz parte do respectivo Menu.
Para relacionar os menus ao grupo de segurança, basta clicar sobre Adicionar nos Menus Disponíveis, escolhendo dentre todos os menus os quais ainda não estão relacionados ao grupo. Assim, o menu escolhido passará a compor o campo de Menus Relacionados, permitindo ainda que este seja removido, bastando clicar sobre a opção de Remover ao lado do nome do menu relacionado ao grupo.

Painel de Segurança

Painel de Segurança

Relacionando os Programas aos Menus

Caso o menu correspondente à qual o programa será disponibilizado já esteja relacionado com o grupo em questão, basta relacionar o programa ao mesmo, caso contrário retorne ao item anterior, Relacionando os Menus aos Grupos de Usuário clicando aqui.
Para relacionar os programas aos menus, basta localizar o programa desejado na lista de Programas Disponíveis e na sequência, clicar sobre Adicionar. Assim, este programa passará a compor a lista de Programas Relacionados, onde é possível alterar a ondem na qual o programa aparecerá para o usuário, apenas clicando sobre o programa e o arrastando até a posição desejada.

Painel de Segurança

Painel de Segurança

Permissões de Inclusão, Alteração e Exclusão

Um usuário (login) poderá ter total permissão para inclusão, alteração e exclusão dentro de um programa ou ainda, pode ter o acesso limitado apenas à consulta. Caso deseje restringir determinada permissão para um grupo, basta desmarcar o check do respectivo campo, conforme figura abaixo:

Painel de Segurança

Exemplo: Caso seja necessário dar permissão ao “Cadastro de Salas” para a secretária. O grupo que está previamente cadastrado para a secretária é o “Recepção Médica”. Portanto este grupo deve ser filtrado, na sequência o menu de “Cadastros” deverá ser selecionado, e então é necessário buscar pelo programa desejado, neste caso, denominado “Salas”, conforme apresenta a imagem abaixo:

Painel de Segurança

Para que o grupo de “Recepção Médica” tenha acesso à este programa, basta clicar sobre a opção de “Adicionar”, ao lado do nome do programa.

Painel de Segurança

Agora o item “Salas” ficará disponível juntamente aos demais programas no menu de cadastros. Para restringir ou permitir determinada ação do usuário, basta desmarcar o check para informar que o usuário não terá permissão, ou marca-lo, informando que o usuário poderá executar esta ação.

Painel de Segurança

Uma vez alterado, automaticamente será aplicado ao acesso do usuário estas novas permissões. Caso o usuário não esteja acessando o sistema no momento, na próxima vez que ele acessar, as alterações estarão já disponíveis.

 

No caso de dúvidas, contate o nosso suporte.
Painel de Segurança

Updated on 12 de novembro de 2019
Was this article helpful?

Related Articles

Need Support?
Can't find the answer you're looking for?
Contact Support