Auditoria de Processos

Auditoria

A auditoria em suma, tem como principal objetivo armazenar, para posterior análise, todas as movimentações efetuadas a respeito de um determinado processo.

No Dr. Análise, alguns processos tem seu histórico de movimentação gravado para permitir a realização de auditorias. No caso de uma movimentação financeira, por exemplo, é possível saber qual foi o usuário que fez o lançamento, alteração ou estorno de qualquer registro, bem como a data e a hora em que as alterações foram realizadas. Isto serve para prover maior segurança e controle sobre os procedimentos internos, prevenindo contra a manipulação indevida dos dados.

Este recurso se faz presente em quatro programas do software Dr. Análise, sendo estes:

Auditar a Agenda

A auditoria sobre os agendamentos pode ser importante quando se quer obter informações sobre alterações e movimentações diversas realizadas sobre qualquer agendamento. Este recurso está disponível na agenda do Dr. Análise.

No menu processos, selecione a Agenda:

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Ao abrir a agenda, você irá perceber que o botão “Auditar”, mostrado na imagem a seguir, permanecerá desabilitado. Para habilitá-lo, você deve selecionar o agendamento que deseja auditar.

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Veja na imagem acima, que ao selecionar um agendamento, o botão “Auditar” fica habilitado para clicar.
Deste modo, ao clicar no botão “Auditar”, tem-se a visualização de todas as movimentações realizadas neste registro, bem como o usuário, data e hora em que foram efetuadas.

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Na imagem acima, pode-se visualizar um exemplo de auditoria de agendamento.

Clique aqui e saiba mais sobre a agenda.

Auditoria em Reabrir Atendimentos

No Dr. Análise, o programa para reabrir atendimentos tem como principal funcionalidade possibilitar a reabertura de um atendimento após este ter sido concluído, cancelado ou excluído. Além de tal ação, fica disponível também a possibilidade de auditoria. Isto é, verificar toda e qualquer alteração feita à um agendamento em questão.

O programa de Reabrir Atendimentos fica disponível no menu de Processos:

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Ao abrir o programa “Reabrir Atendimentos”, através dos filtros é possível localizar o atendimento desejado, no exemplo mostrado a seguir, o agendamento foi localizado pela data e pelo nome do cliente, mas pode ser filtrado pelo número de atendimento, serviço, profissional ou status, da forma que o usuário preferir.
Após ser encontrado o atendimento desejado, basta selecioná-lo e clicar sobre a opção de “Auditoria”.

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Assim, uma janela será disponibilizada permitindo a visualização de toda movimentação realizada com o agendamento previamente selecionado, bem como o usuário, data e hora em que foram efetuadas.

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Clique aqui e saiba mais sobre a funcionalidade de Reabrir Atendimentos.

Auditar Contas a Receber

O programa de “Controle de Contas a Receber” estabelece um controle nos registros financeiros caracterizados como “Receitas”, ou seja, diz respeito ao valor que o estabelecimento tem a receber.
Para efetuar a auditoria nas contas a receber, é preciso selecionar a opção “Controle de Contas a receber”, disponível no menu “Financeiro”.

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Uma vez no programa de controle de contas a receber, é necessário que o registro a ser analisado esteja selecionado e na sequência, basta clicar sobre o botão de “Auditar”.
Para encontrar o registro no qual a auditoria será feita, basta fazermos o uso dos filtros disponíveis, no qual podemos buscar um lançamento por sua data de vencimento, confirmação ou competência, cliente, conta de origem ou destino, estabelecimento, forma de pagamento, código, documento, status ou situação.

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Clicando no botão “Auditar”, tem-se a visualização completa de todas as movimentações realizadas neste registro na janela de “Auditoria Financeira”.

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Nesta imagem acima temos à disposição as informações referentes ao código e tipo de lançamento e abaixo, à movimentação do registro em si, tal como a data e hora de realização, o usuário responsável, o tipo de operação realizada, os juros e multas a ser cobrado, o valor do registro, o valor movimentado em determinado momento, a conta origem, a conta destino e o status do lançamento.

Clique aqui e saiba mais sobre o controle de contas a receber.

Auditar Contas a Pagar

O programa de “Controle de Contas a Pagar” disponibiliza todos os registros financeiros caracterizados como “Despesa”, ou seja, as obrigações financeiras da clínica.
Para realizar a auditoria nas contas a pagar, basta acessar no menu “Financeiro” a opção “Controle de Contas a Pagar”.

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Uma vez no programa de controle de contas a pagar, é necessário que o registro a ser analisado esteja selecionado e na sequência, basta clicar sobre o botão de “Auditar”.
Para encontrar o registro que se deseja auditar, basta utilizar os filtros na parte superior do programa, que permitem buscar um registro a partir de sua data de vencimento, confirmação ou competência, fornecedor, conta de origem ou destino, estabelecimento, forma de pagamento, código, documento ou status, dispondo também de um filtro de situação.

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Clicando então no botão “Auditar”, tem-se a visualização completa de todas as movimentações realizadas neste registro na janela de “Auditoria Financeira”.

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Na imagem acima, pode-se observar primeiramente do código e o tipo de lançamento, abaixo se encontram todas as informações a respeito das movimentações do registro em questão, sendo estas a data e horário de realização da operação, o usuário responsável por realizá-la, o tipo de operação, o valor do registro, o valor movimentado em cada operação, a conta origem, a conta destino e o status do pagamento.

Clique aqui e saiba mais sobre o controle de contas a pagar.

Importância da Auditoria

A auditoria é uma ferramenta de extrema importância para o gerenciamento de um empreendimento, ela provê relatórios dos registros financeiros bem como dos procedimentos operacionais realizados em uma organização.

Servindo também de comprovação da realização de normas previamente estabelecidas e de análise para controle contábil e administrativo de uma forma sistêmica e eficaz.

Este instrumento de auxílio torna os registros do sistema Dr. Análise mais íntegros e confiáveis, fornecendo ferramentas de muita necessidade e utilidade para o gerenciamento do estabelecimento, trazendo credibilidade para o mesmo.

 

No caso de dúvidas, contate o nosso suporte.
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Updated on 12 de novembro de 2019

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